quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Elementos do Hip Hop

Os 4 Elementos do Hip Hop
O Hip-Hop é uma cultura formada por 4 elementos: rap, break, grafite e DJ. Cada um desses elementos artísticos se desenvolvia de maneira independente até que foram todos unidos sob o título de Hip-Hop.
O CLAM acredita na importância que todos esses elementos têm individualmente e mais ainda no potencial que têm quando unidos.
Além disso, entendemos Hip-Hop como uma cultura juvenil diaspórica não só por ter sido produzido por jovens descendentes de africanos escravizados que sofreram uma diáspora forçada pelos europeus, mas também pelo fato que a matéria constituinte de sua música rap ser também uma espécie de colcha de retalhos, formada pela junção de práticas locais diversas. A constituição sonora da música em si, entre técnicas de rima improvisada (repente, partido alto, toasting...) e os samples de artistas diversos, os passos de dança emprestados de outros estilos, as imagens grafitadas, são a materialização da diáspora que acreditamos.


Break
Estilo de dança também conhecido por B-Boying, teve nos anos 80 a expressãode fenómeno mundial. Destacaram-se grupos como os Rock Steady Crew, osDynamic Rockers ou os NYC Breakers, nomeadamente através de filmes comoFlashdance (1983) ou Beat Street (1984).
Assumindo na sua essência a ligação ao rap e ao hip hop, o breakdance é executado através de gestos bruscos e por vezes acrobáticos, dos quais sedestacam os movimentos ondulatórios do corpo, a rotação do corpo apoiadoapenas na cabeça ou nas costas, os movimentos das pernas tipo moinho devento ou o arrastamento dos pés.
É também de assinalar o carácter competitivo de que se reveste o breakdance.Nas áreas nova-iorquinas do South Bronx ou Harlem, grupos organizados dejovens juntam-se na rua para competições de breakdance. Numa batalha debreakdance o objetivo é derrotar o oponente, sendo mais criativo e inovadornos movimentos da dança.




Grafite

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
 Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
 Tag: é a assinatura de grafiteiro.
 Toy: é o grafiteiro iniciante.
 Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.





MC(Mestre de Cerimônia)
Mestre de Cerimônia é o porta-voz que relata, através de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, mas também lança mensagens de alerta e orientação. O MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem. Muitos MCs no início do hip-hop davam recados, mandavam cantadas e simplesmente animavam as festas com algumas rimas. O primeiro MC foi Coke La Rock, MCque animava as festas de Kool Herc. No Brasil, os primeiros rimadores foram Jair Rodrigues, Gabriel o pensador e grupos como Balinhas do Rap, Thaíde e DJ Hum, Racionais Mcs. Um MCé aquele que através de suas rimas mostra as várias formas de reivindicação, angústias e injustiças com as classes sociais mais desfavorecidas, mostrando o poder da transformação.






DJ
Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico, após a introdução dos scratches de GradMixer DST na canção "Rock it" de Herbie Hancock, que representa um incremento da composição e não somente um efeito. O breakbeat é a criação de uma batida em cima de composições já existentes, uma espécie de loop. Seu criador DJ Kool Herc desenvolveu esta técnica possibilitando B.Boys a dançarem e MCs a cantarem.
O Beat-Juggling já é a criação de composições as pelos DJ nos toca-discos, com discos e canções diferentes. Há diversos tipos de DJs: o DJ de grupo, de baile/festas/aniversários/eventos em geral e o DJ de competição. Este por sua vez, faz da técnica e criatividade, os elementos essências para despertar e prender a atenção do público. Um DJ de competição é um DJ que desenvolve e realiza apresentações contendo scratchs, batidas e até frases recortadas de diferentes discos (samples). Esses DJs competem entre si usando todo e qualquer trecho musical de um vinil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário